Total Pageviews

Saturday, July 03, 2010

MINHA EXPRESSÃO MAIOR



Hoje senti vontade de vir aqui, para registrar neste espaço, tudo o que tenho vivido ao longo destes 4 anos desde que este blog foi criado pelo amigo, José da Silva Marques, o Zé, como lhe chamam os amigos lá de Viana do Castelo/Portugal, e para ele tenho toda a minha gratidão.

Aqui se abriu um portal, se iniciou um rico ciclo na minha vida. Abrir e fechar ciclos é uma constante em meu processo de vida, como em todos, é esta a realidade.

É mesmo um constante nascer e morrer, a cada momento.

Desde que entendi que música é a mais pura ressonância para o perfeito entendimento da vida (esta frase me norteia), tudo o que me chega e o que se vai é sempre compreendido em acordes, melodias, ritmos, que me dão a perfeita compreensão do momento e do seu significado, e assim, me chega a clareza do que está sendo vivido, do que se finda, e do que se inicia.

Hoje estou com 58 anos de idade, mas com uma vontade de viver e um coração de 20 anos. E assim optei pela vida de cantora já na maturidade, e não digo que foi tardiamente, porque antes eu não tinha a clareza de que era esta a minha história. Não é fácil, é uma opção extremamente corajosa a de sair da "zona de conforto" porque os padrões criados pela sociedade de consumo favorecem mais àqueles que iniciam uma carreira musical ainda jovem.

Mas assim mesmo, após idas e vindas na minha cidade, em outras cidades, lá no país onde nasci, no Brasil, senti a minha alma e o meu coração sedentos de buscar um outro espaço, dar uma nova direção à minha história profissional e pessoal.

Em agosto de 2008 resolvi vir para cá para os Estados Unidos, já que tenho a cidadania americana por ser filha de pai americano, o que me garantiria uma tranquilidade em relação à minha permanência, se assim eu decidisse.

Mas vim num momento em que este país está em crise, e todo o planeta passando por intensas transformações. Em meio à isto tudo eu também estou vivendo intensas revoluções, e, à despeito das saudades que sinto de todos os meus amigos e familiares, estou aqui para fazer valer as minhas crenças no que seja crescimento pessoal, no que seja o verdadeiro sentido da vida.

Alguns me consideram louca...rsrsrs..."imagina só, deixar um emprego na Caixa Econômica Federal, demissão voluntária em 1996, após 22 anos de carreira, para viver as incertezas de uma vida de cantora"...ouvi muitas vezes estas observações, mas não dá pra argumentar com quem assim pensa, porque cada um tem a sua meta, a sua história. Outros demonstraram sentirem-se penalizados comigo..."coitada, está vivendo uma vida sacrificada, deve estar sofrendo muito, porque sempre teve uma vida de conforto, abastada". Grande engano, pois somente assim descobri como se conquista a felicidade, que não exclui o fato de ter problemas, sentir dores, ter decepções, sentir cansaço, privar-se de algumas coisas materiais. Descobri que somente vivendo intensamente em busca do que acredito SOU FELIZ, apesar, e por causa das dores, dos problemas e das decepções, porque com todos eles celebro a possiblidade de um aprendizado riquíssimo, e cada dia sinto que eu e a vida estamos bem mais leves. Tive e tenho que enfrentar, sempre, todos os meus medos, e todas as minhas sombras, para domar cada vez mais o meu ego.

Tenho que me olhar no espelho e ver que aquele rosto e corpo jovem deram lugar à uma mulher com as marcas do tempo, mas que nem por isso é menos bela.

Já há alguns anos o prazer de me descobrir gostando muito da minha própria companhia, venceu o medo da solidão, e já não tenho a necessidade de estabelecer ligações e relacionamentos baseados em carência, muito pelo contrário; Vejo-me há algum tempo, amando a minha própria companhia, e só abro o meu espaço para alguém que também esteja caminhando na mesma direção, e que esteja, como eu, inteiro, e não tenha mais naquela ilusão de "encontrar a sua metade" de "se completar com alguém", porque somente pessoas inteiras podem construir uma relação saudável, gratificante e feliz.

Não quero e nunca quiz uma vida pequena, vazia de significado. Tendo a certeza do que posso fazer, ainda tenho muito a percorrer, porque sei do que sou capaz de fazer por mim, e por tudo o mais que me rodeia. O Universo é a minha família, tudo o que me rodeia faz parte da minha história, e interfere em mim, e vice e versa, e é nessa possibilidade de interação que está a minha força, a minha capacidade de criar como intérprete e cantora os sons e as melodias que brotam da minha essência, mesmo tendo sido uma canção escrita por outros.

Afinal, sei que nada é totalmente meu, porque as idéias, sentimentos e pensamentos que me chegam, também têm uma participação das ondas energéticas dos pensamentos, e sentimentos de outros, das condições climáticas, da natureza, de tudo enfim.

O meu papel é apenas expressar o que me chega, com o meu sentimento, e isto irá até outros, e à natureza, e tudo, para, enfim, exercer o seu poder transformador, em mim, em todos e em tudo, e por aí se segue, como uma corrente.

A atitude competitiva é um tremendo equívoco, porque tudo acaba gerando uma energia antagônica que tem um efeito bumerangue. Ter a consciência de que somar, unir é a grande solução é primordial para que tenhamos um benefício que atingirá a todos.

Assim tenho pautado as minhas escolhas, e atitudes, e espero que, aos poucos estejamos todos unidos em busca desse mesmo caminho.

Fazer música do meu jeito é o meu triunfo, e isto ainda não me foi possível. Estou no caminho da conquista da possibilidade de me soltar, de "voar" na minha expressão musical, e sei que esse momento está próximo, e quando a minha alma transbordar nos sons que brotam do âmago do meu ser, aí então estarei em êxtase, terei alcançado a plenitude, assim como tudo e todos à meu redor, porque este é mesmo o meu canal, onde eu SIMPLESMENTE SOU INTEIRA E INTENSAMENTE UMA CANÇÃO DA MINHA EXPRESSÃO MAIOR.