Total Pageviews

Wednesday, January 30, 2008

LIÇÕES DA MÃE NATUREZA.


Sou muito grata à existência, à possibilidade que temos de aprender com tudo e com todos à todo o instante, principalmente com a contemplação e observação da Grande Maestria da Inteligência Superior, que rege e conduz tudo o que existe na Natureza. Assim, você poderá ver a grande lição que nos dão os ganssos, no texto que se segue abaixo que me foi presenteado pela própria autora, minha querida e amada amiga, irmã de alma Dilene Maia, lá de Barcelona, por quem tenho além do profundo amor, uma grande admiração e gratidão.




"Aprendendo com os gansos"




Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro que voa logo atrás. Voando em uma formação em V, todos do bando tem seu desempenho 71% melhor do que teriam se voassem separados.


Lição nº 1 Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente. Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar ao tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando o movimento da ave imediatamente à sua frente.


Lição nº 2 Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda aos outros. Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta.


Lição nº 3 É preciso organizar um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras. Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar os da frente e aumentar a velocidade.

Lição nº 4 Precisamos nos assegurar de que o nosso "grasno" seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho. Quando um ganso fica doente e fraco ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que ele esteja apto para voar, ou até que acabe morrendo. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando.

Lição nº 5 Se nós tivermos tanto bom senso quanto os gansos, também estaremos ao lado das outras pessoas nos momentos difíceis.

Dilene Maia

Tuesday, January 15, 2008

ESCOLHAS

Sabendo que tudo o que somos hoje é o resultado do que escolhemos, podemos também refletir sobre tudo o que reclamamos e que atribuímos responsabilidades aos políticos,como a carência de opções de uma melhor vida para uma grande maioria, neste planeta. E assim, sobre tudo isto e sobre muitas outras coisas que assimilamos ao longo da vida, concluí o seguinte:
Podemos escolher entre ficarmos focados no que é ruim, ao invés de procurarmos vislumbrar um modo de começar a transformar esta realidade, começando por nós mesmos.
Podemos escolher entre cobrar das autoridades e dos que detêm o poder economico e financeiro, ao invés de começarmos a agir dentro das nossas possibilidades no âmbito daqueles que estão mais próximos, como nossa família, nossos vizinhos e amigos, no sentido de trazer alguma transformação para melhor, e assim exercermos uma influência pro ativa, através do nosso exemplo.
Podemos escolher entre ficarmos tristes e enraivecidos, permanecendo na dor, no sofrimento, por perdermos algo ou alguém, ao invés de buscarmos encontrar o ganho que a perda encerra, na lição que nos leva ao crescimento, e assim, sairmos da dor para a celebração, por termos crescido.
Podemos escolher achar que o Natal, o aniversário, as datas comemorativas não fazem nenhum sentido porque na verdade tudo não passa de uma convenção e pretexto para comercialização, achando tudo isto uma bobagem,criticando quem entra nesta celebração, porque o ideal seria que estivéssemos imbuídos do espírito de solidariedade todos os dias, e não numa só época do ano, e ainda, ou podemos escolher entrar na mesma energia de confraternização que emana dos sentimentos e de solidariedade, ainda que seja somente nesta época do ano, para neutralizar e minimizar os efeitos das energias emanadas pela raiva, insatisfação, enfim, sentimentos que estão dentro de nós em alguns momentos, mas que podemos diluí-los.
Podemos escolher fazer muitas coisas ao mesmo tempo, por termos pressa, e por querermos ver quantidade nos resultados, ao invés de escolhermos estar presentes numa única ação, vivendo cada momento com intensidade e concentração, conscientes, e assim obtermos qualidade e excelência em cada ação, o que nos beneficia e consequentemente à tudo e todos que nos cerca, fazendo uma grande diferença.
Podemos escolher o afã de consumir e “ter” muitas coisas, por julgarmos que somos o que temos, vivendo com o nosso ego buscando impressionar através das formas eruditas, sofisticadas e elaboradas de comunicação, e também presos à padrões que nós mesmos criamos para nos aprisionar cada vez mais às“necessidades”, ou podemos escolher viver simplesmente, buscando simplesmente ser, com aquilo que realmente é necessário para conseguirmos “funcionar” melhor neste plano, somarmos-nos, ao invés de afastarmos-nos dos outros, sentindo-nos iguais a tudo e a todos, abertos à aprendizagem que cada experiência encerra.
Podemos escolher não expressar de forma positiva os nossos mais verdadeiros sentimentos, por vergonha ou medo, ou podemos escolher assumirmos o que realmente somos despidos daquela auto imagem fabricada por nós mesmos para agradar aos outros.

Saturday, January 12, 2008

HERBERT VIANA FALA SOBRE A VAIDADE


Recebi de um amigo o texto abaixo, brilhantemente escrito pelo compositor e cantor Herbert Viana, que me foi enviado por e-mail, e decidi colocar aqui, porque traz-nos uma questão muito importante para nossa reflexão, em relação ao que realmente estamos buscando, se a real felicidade, ou a ilusão, apegados ao fugaz, ao circunstancial.


"Cirurgia de Lipoaspiração? Pelo amor de Deus, eu não quero falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos ' lipo-as' e muito mais 'piração'?

Uma coisa é saúde outra é obsessão.

O mundo pirou, enlouqueceu.

Hoje, Deus é a auto imagem. Religião, é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem? A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa.

Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo.

Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas... Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.

Que as pessoas discutam o assunto.

Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme.

Que o amor sobreviva.

Cuide bem do seu amor, seja ele quem for. "


Herbert Viana