Total Pageviews

Saturday, January 12, 2008

HERBERT VIANA FALA SOBRE A VAIDADE


Recebi de um amigo o texto abaixo, brilhantemente escrito pelo compositor e cantor Herbert Viana, que me foi enviado por e-mail, e decidi colocar aqui, porque traz-nos uma questão muito importante para nossa reflexão, em relação ao que realmente estamos buscando, se a real felicidade, ou a ilusão, apegados ao fugaz, ao circunstancial.


"Cirurgia de Lipoaspiração? Pelo amor de Deus, eu não quero falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos ' lipo-as' e muito mais 'piração'?

Uma coisa é saúde outra é obsessão.

O mundo pirou, enlouqueceu.

Hoje, Deus é a auto imagem. Religião, é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem? A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa.

Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo.

Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas... Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.

Que as pessoas discutam o assunto.

Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme.

Que o amor sobreviva.

Cuide bem do seu amor, seja ele quem for. "


Herbert Viana

4 comments:

Ligia Nogueira said...

Essa ciranda louca no culto a juventude eterna e beleza impecável, deve se ao vazio interior, a falta de aceitação e do amor próprio.
Que a midia ajude a mudar esse quadro que acarreta tantas desgraças
Ligia

Menina do Rio said...

Estive um tempo sem Pc e acho que me atrasei nos votos de um novo e feliz ano, mas quero deixar-te meu carinho e agradecer por tua presença em meus dias.

Um ano de amor, sabedoria , indulgência, humildade e discernimento a todos nós!

Eduardo V. said...

O texto "Vaidade" é da Rosana Hermann - blog Querido Leitor.
http://textos_legais.sites.uol.com.br/vaidade.htm

maria da graça almeida said...

Cabides humanos
maria da graça almeida

A ditadura da moda
-com o troféu da abstinência,
no pódio da desnutrição-
cerceou a naturalidade
das meninas que nas praças
comiam pipoca,
tomavam sorvete.
Montanhas de ossos
cruzam as passarelas.
Ao invés do glamour,
tão-só a anorexia
que amordaça
a liberdade de viver
sob os moldes próprios
da melhor idade.
Os olhos fixos no nada
amparam-se na maquilagem
que lhes camufla as olheiras.
Sobre pernas descarnadas,
num cruel exercício,
a juventude macilenta
e esquelética bamboleia.