Total Pageviews

Monday, July 31, 2006

ELAS CANTAM ELAS

Pois é, como em todo o processo criativo que envolve o ser humano, principalmente mulheres as coisas vão amadurecendo, e tendem a sofrer mudanças.
Estou me referindo ao show onde sete mulheres interpretarão grandes intérpretes nacionais, isto é cada uma de nós dará a sua versão sobre sucessos de grandes ícones, que marcaram época na nossa MPB (música popular brasileira).
Em boa parte do momento do show que seria “RETRATOS DE MULHER”, e agora se chama “ELAS CANTAM ELAS, estaremos as sete cantando em várias vozes, sob, orientadas pela nossa “teacher” em vocalização e companheira de show, Lina Sousa, em outros momentos teremos um trio, outros um duo, e momentos de solos.
Resolvemos então fazer um grande MUSICAL, e para isto contratamos um professor de teatro, e fizemos uma semana intensiva de “oficina” para aprendermos a arte de representar, personagens que incorporaremos, no decorrer do grande espetáculo.
E assim, foi e está sendo realmente uma experiência incrível. Na a cada momento, na vida temos oportunidade de descobrir algo novo, e esta vivência foi algo assim surpreendente para todas nós abrindo o nosso campo de possibilidades para o nosso trabalho artístico musical. Além de tornar mais fortes pois somos hoje um grupo coeso, em torno do ideal de transformar e melhorar sempre mais a qualidade do movimento musical e cultural deste Estado maravilhoso chamado Sergipe.

Tuesday, July 25, 2006

A MUSICA NOS ESCOLHE

Já desde cedo tive esta consciência que não escolhi a música, mas ela me escolheu.
Como já disse antes foi difícil atender aos apelos da minha alma, em meio a tantos preconceitos absorvidos através de alguns membros da minha família e amigos, que por zelo queriam me “proteger”.
Escolha tardia? Acho que não, por que tenho a certeza de que tudo tem o seu momento, o seu tempo certo. Seria preciso toda uma convicção para assumir esta responsabilidade, da expressão da alma, assumindo todo o preço que decorria de uma escolha, em uma época em que tudo seria bem mais difícil, mas tudo faz parte do processo.
E assim, me vejo hoje pronta para observar os sinais que me direcionam nesta nova trilha do surgir a cada dia com a disposição, pronta a viver “o novo” que cada dia me oferece.
Então este novo “rebento” chamado “TRIBUTO À VIDA”’, por ter sido concebido num novo momento, sob novas influências, terá uma nova personalidade, evidentemente com alguns traços marcantes e imutáveis da mãe
Gravar um CD independente é sem dúvida alguma um grande desafio por não contarmos com toda a estrutura de uma Gravadora. Mas toda primeira vez é sempre mais difícil, mas possibilita uma segunda experiência mais aprimorada e com mais “jogo de cintura”, como dizemos nós brasileiros.
Então como não tenho uma “Rede de distribuição” sequer nacional, para o produto que concebo, gesto e lanço, é este veículo chamado internet que possibilita-me dizer a você que me visita, que se tem interesse em adquirir o produto chamado “Leoa”, deixe aqui expresso este desejo, com o seu endereço eletrônico, e estudaremos a maneira de fazer chegar às suas mãos, da melhor forma, dependendo da localidade em que você esteja.
E no final de novembro quando estiver com o “Tributo à Vida “ já pronto, o mesmo procedimento será adotado, com todo o prazer.
MUSICA É A MAIS PURA RESSONÂNCIA PARA O PERFEITO ENTENDIMENTO DA VIDA.

Thursday, July 20, 2006

UMA GRANDE EMOÇÃO

No dia 04 de Julho tivemos um grande momento de emoção e foi o aniversário de João Alberto, (parceiro e amigo do falecido e saudoso Ismar Barreto) compositor de "Leoa", e lá estavam também João Mello (sogro do aniversariante) e compositor de Dói Dói. Grande e famoso João Mello, ex diretor da Polygram no Brasil , por mais de 20 anos, lançou no cenário musical grandes nomes como Djavan e Jorge Ben Jor. A música Dói Dói, composta em 1959, tem versões em vários idiomas. No próximo Cd gravarei outro grande sucesso dele : “Parece”.
Todos os convidados eram musicos.
Num dado momento, tivemos um show com três gerações: João Mello neto (filho de João Alberto) ao piano, João Alberto ao violão e João Mello cantando, e na hora do Dói Dói , chamou-me para cantar com êle..
Sempre faz isto, e fico muito feliz. No final da festa, nós músicos juntamente com as irmãs do saudoso compositor Ismar Barreto, fizemos uma homenagem a ele, grande amigo, cantando juntos “O travesseiro”, um xote, uma de suas ultimas composições.
Que saudades de você Ismar... às vezes tenho a impressão de que você vai entrar pela porta, com seu jeito irreverente, e congregar todos os seus amigos para mais um daqueles saudosos encontros musicais. Você se foi muito rápido. Ainda não deu pra cair a ficha.

Monday, July 17, 2006

UM FÃ ESPECIAL




Quero lhes contar uma história que se passou comigo um dia destes e que acho muito interessante, e que muito me sensibilizou.


Em 1995, quando eu ainda fazia parte do Grupo Memórias, e trabalhava na Caixa Econômica Federal (Um Banco Estatal), comecei a receber flores, sempre no dias seguintes aos dos shows do "Memórias" acompanhadas de cartões escritos pela mesma pessoa que se assinava "seu fã numero 1". Dizia coisas belíssimas, não se tratava de nenhum assédio mas somente elogiando a minha voz, dizendo que eu conseguia tocá-lo na alma de uma forma muito intensa, que tinha uma energia maravilhosa, que me achava linda, etc,etc., mas de uma forma muito poética.
A princípio pensei tratar-se de uma brincadeira de algum dos colegas do grupo, ou de algum amigo, mas depois comecei a perceber que aqueles cartões não poderiam ter sido escritos por nenhum deles. As flores eram sempre entregues no meu trabalho, e vinham da mesma floricultura. Tentei descobrir de quem se tratava e não consegui. Confesso que fiquei muito curiosa em conhecer a pessoa que escrevia todas aquelas lindas mensagens. Então depois de quase um ano que recebia as flores, resolvi deixar um cartão na floricultura, agradecendo por todas aquelas remessas, e dizendo que gostaria de conhecê-lo, sugeri até que fosse me assistir, em outros locais onde eu cantava, fazendo já a minha carreira solo, mas o resultado é que não mais recebi flores, nem ele apareceu mais.
Guardei, durante todo esse tempo, os cartões com muito carinho.
Ontem estava ensaiando com Marisa, uma tecladista que me acompanha, pois faremos uma apresentação num evento particular na próxima sexta feira, e depois resolvemos assistir um show de jazz (adoro jazz) num local muito interessante chamado Poyesis, que também é um dos pontos de venda do meu CD. E após algum tempo, quando me dirigia ao "toillete", um homem se aproximou de mim, se apresentou, e me disse: há muito tempo tento criar coragem de lhe dizer isto e não conseguia, porque sou muito tímido. Você lembra daquelas flores que recebia sempre um dia depois dos shows do Memórias?
Eu então entendi que era ele, o fã especial. Fiquei tão emocionada, que lhe dei um abraço, e naquele momento as lembranças vieram de todos os dias em que eu já esperava receber aquelas lindas flores, e geralmente eram flores do campo, as que mais gosto. Então eu pude ali agradecer, e trocamos e-mails, e telefones, fiquei sabendo onde trabalhava, enfim ganhei um amigo, que continua sendo meu fã mas deixou de ser um mistério.

Sunday, July 09, 2006

É de inteira justiça

É de inteira justiça dizer que o show "Retratos de Mulher", o meu CD "Tributo à vida" e o CD do jornalista Hugo Costa no qual gravarei "O boi e o burro", têm a direcção musical de Lina Sousa, uma das ex-componentes do "quarteto moendas", que gravaram e fizeram shows em todo o mundo acompanhando Toquinho e Vinicius de Moraes.

Saturday, July 01, 2006

Tributo à vida

Acabamos de baptizar o bebé, antes de nascer: "Tributo à vida"

Espero que gostem
Gwendolyn

Os detalhes finais


Hoje, eu e a diretora musical do novo CD definimos os detalhes finais do repertório, escolhemos o estúdio, entramos já na fase dos arranjos, e acreditamos que nos próximos 15 dias começaremos a fase de gravação. É realmente uma gestação de um novo filho o que estou vivendo, e é muito gratificante.